sexta-feira, 12 de junho de 2015

PETIT GÂTEAU

Aiiiiiiii que delíciaaa!!! Adoro "mutcho"!!! 
Este bolinho foi criado na França e tornou-se popular em Nova York na década de 90. Aqui no Brasil sua febre nos restaurantes teve início em 1996, e que febre boa né?!
Ele forma uma casquinha por fora e por dentro fica cremoso como uma calda.
Parece difícil, mas se observarmos alguns detalhes importantes, é bem tranquilo fazer.

Ingredientes

200 g de chocolate meio amargo
100g de manteiga sem sal
2 colh. sopa de açúcar ( opcional, pois se prefere um gostinho mais meio amargo, não há necessidade de colocar)
40 g de farinha de trigo peneirada (por volta de duas colheres cheias)
2 ovos

Coloque o chocolate picado grosseiramente e a manteiga em uma vasilha de vidro e leve ao microondas para derreter. Vá aos poucos, de 30 em 30 segundos, para não deixar a mistura ferver. Se você não tiver micro, derreta em banho maria no fogão. Mexa bem para que tudo se misture. Acrescente a farinha, o açúcar (se você optou) e os ovos. Continue misturando os ingredientes até ficar homogêneo. 
Coloque em forminhas de empada, que devem estar untadas e enfarinhadas.Não encha até a borda para não correr o risco de transbordar.
Leve ao forno aquecido em 230ºC por mais ou menos 8 à 10 minutos. Mas fique de olho pois isso dependerá da potência do seu equipamento. O bolinho fica mole no centro e as laterais começam a cozinhar, este é o ponto correto.
Retire e desenforme com cuidado, servindo logo em seguida. Pode ser acompanhado de sorvete de creme ou de sua preferência.
Você pode variar os sabores substituindo o chocolate por goiabada cremosa ou doce de leite nas mesmas proporções. Nestes casos o açúcar deve ser acrescentado à receita.
Não deixe de fazer, tenho certeza que vai arrasar !!!!
Ah, ia me esquecendo!! Rende aproximadamente 5 forminhas.






Nenhum comentário:

Postar um comentário